![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuvquUF6LkKSmzf8gnnXjgqcqrlC9XkU98NPi3tI1Kcm526NGu7A4FKPzzVb9cAjPuQ_IgrNauOK3tYaP8jj0OuoHyQg5rt9kwTQtE5cu4YR2hFPeae_hRAp5_KS-HLeOuIxtCj007svnj/s400/tam.jpg)
Por:Lauderval Esteves
Passageiros de viagens aéreas, já podem começar a se acostumar com turbulências durante as viagens.Na conclusão de especialistas das áreas de meteorologia, aviação civil e engenharia aeronáutica. O aquecimento global é a origem dos fenômenos atmosféricos extremos, dentre eles, os que são responsáveis pela turbulência aeronáutica, afirmou o professor Rubens Villela, meteorologista do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).
Villela cita sete ocorrências de repercussão mundial só em 2009, sem contar o acidente do voo 447, da Air France, que matou 228 pessoas,alem de várias ocorencias em 2010. O aquecimento global, que é o aumento da temperatura média do ar perto da superfície terrestre,atua como potencializador, provocando desequilíbrio maior entre a temperatura na superfície e nas camadas mais elevadas da atmosfera, estimulando a formação de cúmulos-nimbos, além de aumentar o contraste entre a temperatura dos pólos e dos trópicos, intensificando as correntes de ar.
Apesar de ser um assunto recorrente entre pilotos e especialistas da área, ainda não existem estudos que comprovem esse fenômeno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário