
SNOWMAGGEDONS
Por:Lauder Esteves
Uma combinação de de ventos e chuvas intensas deixaram milhares de pessoas sem energia elétrica,causando sérios obstáculos para viajar distâncias curtas e longas ao redor da área metropolitana de Nova York,no sábado,13/03. Um vento com rajadas de mais de 60 milhas por hora,causou duas mortes e vários feridos,provocou um grave incêndio que destruiu casas históricas na costa de Jersey e derrubou vários edifícios.A tempestade, veio após um período de alívio temperado de um inverno marcado por várias tempestades, apelidado de "snowmaggedons."
O Serviço em Staten Island Ferry, foi suspenso por cerca de quatro horas na noite de sábado, devido a fortes ventos. Sobre a terra, a Amtrak parou de serviço entre Nova Iorque e Filadélfia. Nova Jersey Transit, suspendeu o serviço em seu Corredor Nordeste, Jersey Litoral Norte, Vale de Raritan e linhas de Atlantic City, enquanto a água se infiltrou no pátio da estação de Hoboken. O subsolo não foi poupado.Uma queda de energia na estação de West Fourth Street, deixou longo atraso em algumas linhas de metrô, entre Manhattan e Brooklyn.
As estradas ficaram traiçoeiras, com falhas de sinal em toda a região. Parte da estrada de Nova Jersey foi fechada por duas horas na tarde de sábado.Ventos e inundações, forçaram o fechamento de Belt Parkway no Brooklyn,por boa parte da noite.
A Consolidated Edison, afirma que cerca de 113.000 dos seus clientes ficaram sem energia em Nova York e no condado de Westchester,e o dobro, ficou ás escuras durante o mês passado na nevasca. Staten Island, foi a mais prejudicada das cinco cidades, com cerca de 29.000 casas sem energia . The Long Island Power Authority, informou que cerca de 145.000 clientes foram afetados pelo apagão.A Connecticut Power and Light, estima que mais de 66.600 de seus clientes ficaram no escuro.